ELEVA SAÚDE
Psicologia Clínica e Psicoterapia
COMPREENDER A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE
SINTOMAS DEPRESSIVOS
A depressão é caracterizada essencialmente por um humor deprimido, ou seja, o seu dia é acompanhado por tristeza, sensação de vazio, de desmotivação e desesperança. Tem pouco interesse em grande parte das atividades e retira pouco prazer de tarefas que lhe eram prazerosas. Surgem alterações no apetite e peso, alterações no sono, alterações na motivação. Sentimento frequente de fadiga e pouca energia. Dificuldade em forcar a atenção, em reter informações. Surgem muitas vezes sentimentos de culpa, pensamentos auto depreciativos e pensamentos relacionados com a morte.
Estes são alguns dos sintomas mais comuns, podendo variar quer na quantidade de sintomas, quer na intensidade e impacto destes na vida profissional, familiar e/ou social.
“Pensava que não estava a ser capaz de aceitar a morte do meu pai. O tempo passou e continuava com a mesma tristeza e desesperança, até que percebi com o apoio psicológico que o problema não era a morte, mas os anos de conflito e a sensação que deveria ter feito algo diferente enquanto ele cá esteve.”
SINTOMAS ANSIOGÉNICOS
A ansiedade é uma reação emocional normal que todas as pessoas têm quando pensam que algo de mal ou ameaçador lhes pode acontecer. Pode manifestar-se de diferentes formas, podendo ir de uma simples inquietação até à angústia ou até mesmo ao pânico. Poderá falar-se em perturbação de ansiedade quando os sintomas se manifestam de forma exagerada e com muita frequência, passando a causar um sofrimento excessivo e tendo repercussões no dia-a-dia da pessoa.
Sintomas mais comuns
Tensão muscular
Sensação de “nó” na garganta
Palpitações, ritmo cardíaco acelerado
Dificuldade em respirar, sensação de sufoco
Desconforto e dor no peito
Sensação de desmaio
Medo de perder o controlo ou enlouquecer
Medo de morrer
Sensações cutâneas como formigueiro
Sensação intensa de frio ou calor
Contrações ou tremores incontroláveis
Medo excessivo
Evitamento de alguns contextos por causarem desconforto
Isolamento
“Sempre sonhei ter o trabalho que tenho hoje, mas quando o meu chefe me promoveu, o meu mundo desabou. Logo na primeira noite não dormi, e quando assumi o cargo, comecei a bloquear em momentos importantes, comecei a não conseguir falar nas reuniões, a ter enjoos, dificuldades de respirar, tornei-me uma pessoa mais agressiva… Sei hoje que nunca me foi permitido falhar, primeiro pelos meus pais, depois por mim próprio. Perfeito, tinha sempre de ser perfeito! O medo tomou conta de mim, comecei por controlar a ansiedade mas o problema só se resolveu quando aprendi a aceitar que também falho e que na verdade isso é que é o normal”
COMO TRATAR A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE ?
Intervenção Psicoterapêutica
A toma de medicação é ainda, em Portugal, o principal recurso das pessoas para enfrentarem a depressão e a ansiedade. Tem vantagens, pois diminui muito os sintomas que causam sofrimento, mas não permite perceber a origem do problema e, por isso, resolvê-lo efetivamente.
O apoio psicológico irá ajudá-lo a compreender a raiz do problema, a organizar-se internamente, trabalhando também para diminuir os sintomas, mas essencialmente para descobrirmos (em conjunto) a causa para o aparecimento desses sintomas. Ou seja, o apoio psicológico ajudá-lo-á a perceber porque é que se sente tão triste, a perceber porque se sente tão desconfortável num centro comercial, a perceber porque é tão difícil adormecer à noite, a perceber porque é que se sente tão sozinho… Essa compreensão ajudá-lo-á a lidar e a adotar uma forma mais saudável de sentir, pensar e estar na sua vida.
A eficácia do apoio psicológico/psicoterapêutico para tratamento de sintomatologia ansiosa ou depressiva está comprovada pela muita investigação que existe nesta área. Sabemos que é um tipo de tratamento que o ajudará a ultrapassar uma fase mais difícil da sua vida, de forma menos sofrida e com melhores e mais consistentes resultados.
TELEMÓVEL
+351913057098
CONSULTÓRIO
Rua dos Chãos nº92,
Galeria dos Chãos,
1º Piso, Consultório P
Braga
Sociedade Portuguesas de Psicoterapias Construtivistas
Copyright © Eleva Saúde 2024